Páginas

sábado, 23 de maio de 2009

A FIDELIDADE DO PERDÃO I

TEXTO BÍBLICO Sl 32.1-7

Introdução

TEMA: A FIDELIDADE DO PERDÃO I

A felicidade tem sido procurada ardentemente pelos povos de todos os tempos. Alguns a procuram no dinheiro, na riqueza; outros na fama. Muitos tentam encontrá-la no casamento, na família e em outros lugares. Infelizmente todas estas opções de felicidade estão ligadas a circunstâncias, que nem sempre permitem que esta felicidade seja duradoura. No entanto a Bíblia, a Palavra de Deus, revela onde com toda a certeza podemos encontrar a verdadeira felicidade.

1- A fonte da felicidade.

a) Bem-aventurado (feliz) o que é perdoado (vs. 1 e 2) – Quando somos perdoados nosso coração fica leve, nosso rosto sorridente, o peso da culpa e da dor são retirados de nós.

b) O Senhor é quem dá o perdão (Dn 9.9 - 10) –“ Mas tu és misericordioso e estás pronto para nos perdoar, mesmo quando nos revoltamos contra ti. Desobedecemos à tua ordem, ó Senhor, nosso Deus, e não seguimos as leis que nos deste por meio dos teus servos, os profetas”. O verdadeiro perdão vem de Deus.

c) Jesus tem autoridade para perdoar (Mt 9.6) – Jesus demonstrou sua autoridade de perdoar quando foi para a cruz em nosso lugar. Portanto, só Ele, que se entregou por nós, tem capacidade para dizer: “Perdoados estão os teus pecados”.

d) O bom ânimo vem com o perdão (Mt 9.2) – O Senhor nos diz que o perdão nos dá um ânimo novo, novas expectativas, vontade de viver, porque com ele vem a certeza que tudo será diferente.

2- O caminho para a felicidade.

a) Não se calar acerca do pecado (vs. 3,4) – Calar significa tentar esconder, disfarçar, dissimular, ou até mesmo não reconhecer o próprio pecado. Quando fazemos assim nosso corpo sofre, nos tornamos pessoas secas, vazias, envelhecidas, com um humor ruim e desagradável.

b) Confessar o pecado (v.5) – Quando conseguimos enxergar o nosso verdadeiro estado e queremos resolver a questão, precisamos saber o que fazer. A Bíblia nos ensina que o salmista, confessou ao Senhor, os seus pecados e maldades. Quando fazemos isso, recebemos paz e nos tornamos prósperos. Em Pv 28.13 lemos: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcança misericórdia”.

c) Deixar o caminho do ímpio (Is 55.7) – “Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente”. Quando recebemos o perdão e desejamos andar de maneira vitoriosa, devemos deixar as velhas práticas. Assim evitamos retornar a situação anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Pedido de Oração

CHAT