Páginas

sábado, 23 de maio de 2009

Á GRAÇA DE DEUS NA FAMÍLIA I

TEXTO Bíblico: Jó 42.1-17
INTRODUÇÃO
TEMA: Á GRAÇA DE DEUS NA FAMÍLIA I
“Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” (Vs.10)

O drama do sofrimento humano termina em graça e bênção na família, quando Deus está no comando. A soberania de Deus excede a toda a previsibilidade da lógica da nossa pequena e limitada visão de vida. Ele transforma o mal em bênção: “é poderoso para fazer muito mais e infinitamente melhor do que tudo o que pensamos e pedimos, segundo o seu poder que opera em nós,” que é o poder do Espírito Santo.
O livro de Jó descreve ,logo no primeiro capítulo, todas as desgraças na vida e na família de Jó. Já no capítulo final, o de número 42, registra a restauração, expressão visível, maravilhosa e surpreendente da graça de Deus na família. Quem lê o final feliz, encontra força para viver e coragem para dar o passo seguinte. Se você acha que a sua vida é difícil, leia a história de Jó. Medite. Ore. E siga em frente, com a soberana graça de Deus. Agora, se você não está na graça, nem vive por fé: Sinto muito! “O sofrimento sem Cristo leva ao desespero; já o sofrimento com Cristo gera esperança.”
Analisemos o texto bíblico de hoje: Jó 42, o cântico de vitória e restauração; a graça, a misericórdia e o perdão de Deus em ação. E observe bem, Deus somente aceitou a intercessão de Jó em favor dos “seus amigos.” E que amigos! “Quem tem amigos assim não precisa de inimigos.”
A Palavra de Deus fez a transformação que a palavra humana fora totalmente incapaz de operar. Os capítulos 3 a 37 de Jó fazem um longo comentário da incapacidade das palavras e da sabedoria humana para explicar o mistério do sofrimento.
Os “amigos de Jó”: Elifaz, não fez; Bildade, não teve bondade, nem compaixão; Zofar, só fez trombetear; e Eliú, o único que foi mais drástico. Todos fizeram longos discursos e pouco falaram ao coração de Jó, não produziram quebrantamento nem arrependimento e nada ou quase nada trouxeram de conforto ao seu coração. Você deve conhecer gente assim, cuja palavra só sabe ser ácida e crítica. Nada acrescenta, a não ser mais sofrimento. Se você os procurar com um problema, sairá, no mínimo, com dois: o seu agravado e o dele ou dela, ressentido.
É justo dizer-se, no caso de Jó, que suas veementes réplicas tampouco puderam esclarecer o mistério do sofrimento. Foram impotentes para esclarecer. Há momentos na vida que, quanto menos se fala, mais se diz. O silêncio, não raro, é ouro. Deus repreendeu Jó com uma exclamação que muitos de nós, senão todos, precisamos ouvir: Jó 38. 2: “Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?” “POR QUE NÃO TE CALAS?”

Pr. J, Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Pedido de Oração

CHAT