Páginas

sábado, 23 de maio de 2009

Á GRAÇA DE DEUS NA FAMÍLIA II

TEXTO Bíblica: Jó 42.1-17
INTRODUÇÃO
TEMA: Á GRAÇA DE DEUS NA FAMÍLIA II

(I) DE QUESTIONADOR A ADORADOR

Jó responde ao Senhor, agora como adorador quebrantado e contrito. Toda arrogante e pretensiosa lógica foi abandonada.Ouçam-no dizendo: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” E confessa Jó: “Na verdade, falei do que não entendia; cousas maravilhosas demais para mim, cousas que eu não conhecia.” (Jó 42.2 e 3 B). E confessa diante de Deus: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42.5 e 6). Eis a base para a restauração da graça de Deus na sua vida pessoal e na família: QUEBRANTAMENTO E ARREPENDIMENTO.

(II) DEUS REPREENDE TRÊS DOS QUATRO “AMIGOS –URSOS” DE JÓ

O capítulo 42 de Jó, que ora analisamos, dá-nos uma bela descrição das bênçãos espirituais e materiais na vida de Jó que acompanham a graça divina na família.
Os sinais espirituais vimos no tópico anterior, quando Jó é transformado de questionador em adorador. Observe que, por quatro vezes, Deus se refere a Jó como “meu servo”. Em seguida, Deus elogia Jó pela sua sincera busca da verdade e censura “os seus amigos” pela oposição que fizeram a tal busca sincera. Parece que a honestidade intrépida perante os fatos da existência, agrada mais a Deus do que a tímida adesão a idéias familiares e confortáveis tão próprias dos medíocres.
Deus falou a Elifaz, o temanita: “A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.” (Jó 42.7). Não lhes aceitou a oração, antes instruiu-os: “O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão...” (v 8)
É muito perigoso usar o nome de Deus em vão e manipular as Sagradas Escrituras, forçando-as a dizer o que nós queremos falar. Deus é santo. Deus é justo. Deus é fiel. Leia e medite: Hebreus 10 vs. 31.

(III) O QUE DIABO RETIROU, DEUS RESTITUIU EM DOBRO.

Deus mudou a sorte de Jó quando ele orava pelos seus amigos; e deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía... Bênçãos espirituais e também materiais. Deus abençoou o último estado de Jó mais do que o primeiro.
A prosperidade material pode ser, e aqui no caso é, decorrente das bênçãos espirituais. Jó viveu ainda cento e quarenta anos e viu os filhos e os filhos dos filhos.
Eis o resultado da graça de Deus na família. Se há alguém da sua casa, longe dos caminhos do Senhor, tomemos este Domingo como oportunidade de Deus para orarmos juntos por eles. Deus quer abençoar a sua família hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Pedido de Oração

CHAT